25/05/2020 – Nota informativa sobre aglomeração de pessoas no dia 20 de maio de 2020.

Comitê Gestor de Combate à Pandemia do COVID-19 (Novo Coronavírus), criado pelo Decreto Municipal nº 2.191, de 23 de março de 2020, vem prestar informações e esclarecimentos quanto aos seguintes fatos:

1.) Quando foi decretada a Pandemia de corona vírus?

A quarentena foi decretada pelo Governo do Estado de São Paulo em 23/03/2020 e vigerá até 31/05/2020, caso não seja prorrogada.

2.) Da possibilidade de transmissão do vírus durante a aglomeração da tarde do dia 20 de maio de 2020 e das providências que serão adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Os 02 casos suspeitos apresentaram sintomas gripais leves com início em 06/05. Na data de 13/05 (quando buscaram atendimento) apresentando ainda sintomas gripais leves, passaram a serem monitorados e foram orientados a permanecerem em isolamento doméstico, embora não houvesse informações sobre risco de contato com pessoas infectadas. Foi solicitado exames (PCR) para detectar possível infecção através do vírus, com resultado liberado e confirmado para COVID 19 no início da noite de 20/05. Durante o monitoramento ambos apresentaram melhora nos sintomas gripais leves.

O caso confirmado de COVID-19 (PCR e IGM +) em paciente de outro município, cujo início de sintomas leves iniciou, segundo informações, em data anterior a 20/05, sendo que o mesmo foi hospitalizado em 21/05/2020, de acordo com informações preliminares. É importante esclarecer que até o dia de hoje (25/05/2020) Cândido Rodrigues não registrou nenhum outro caso confirmado de COVID-19, de modo que permanecem inalteradas as informações do Boletim Epidemiológico nº 06, de 21 de maio de 2020.

Em razão da presença dos mesmos e da aglomeração de pessoas na tarde de 20/05, serão realizadas ações de identificação, monitoramento de sintomas e sorologia das pessoas expostas.

A identificação das pessoas que compareceram no evento  será feita através de busca ativa pelos funcionários da secretaria de saúde, inicialmente investigando os contatos próximos dos casos identificados, que estão sendo monitorados conforme normatiza o Ministério da Saúde e, depois, por meio de busca a outros indivíduos que tiveram contato com os sabidamente positivos.

Será realizado 1 teste rápido por domicílio nos casos assintomáticos, além dos casos sintomáticos (síndrome gripal) que surgirem durante a busca. Será solicitado o isolamento domiciliar para as pessoas que serão monitoradas pelo prazo de 15 dias, além da determinação de outras providências que sejam pertinentes ao combate ao coronavírus.

O teste rápido que está à disposição no momento é um medidor de imunidade específica para COVID-19, deste modo, identifica quem entrou em contato e fez imunidade (seja recente ou tardia).

Ao identificar os casos positivos (sintomáticos ou não), saberemos qual é a situação epidemio-sorológica do município como um todo, devido ao número de amostras que serão colhidas, assim poderemos incrementar outras ações preventivas com base nos dados coletados.

De qualquer forma qualquer pessoa que apresentar sintomas gripais deve comunicar a UBS ou comparecer pessoalmente para exame clínico, para serem, se for o caso, notificados conforme orientação da CVE – SP.

Cândido Rodrigues, em 25 de maio de 2020.

CICERA SILVA SANTANA VALÊNCIO                         DRA. ALESSANDRA BUFALINO

RICARDO D. DELDUQUE                                               ISMAEL PEREIRA DA SILVA

CICERA SILVANA DOS SANTOS                                  PRISCILA M. BERTINO PEREIRA

KÁTIA SIMONETTI ORLANDINI                                   ANTONIO ROBERTO SANTELLO