30/06/2020 – Boletim Epidemiológico 21.

O Boletim Epidemiológico n° 21, desta terça-feira, 30 de junho, confirma que não há mais casos de Covid-19 em Cândido Rodrigues. Uma informação bastante positiva que mostra que as medidas adotadas pela Secretaria da Saúde e a colaboração da população em respeitar o isolamento social, usar máscaras e higienizar as mãos surtiram o efeito desejado.

Dez pessoas ainda permanecem em isolamento e monitoramento domiciliar como medida preventiva, até que seja cumprido o período de 14 dias de quarentena.

A Secretaria da Saúde informa que para manter o município sem novos casos de Covid-19 é necessário manter o monitoramento de pessoas com sintomas de síndrome gripal. Portanto, quem apresentar sintomas de gripe, ou tiver contato com uma pessoa contaminada, deve procurar o Centro de Saúde para acompanhamento do quadro e realização do teste de Covid-19, entre o 8° e o 10° dia após os primeiros sintomas. Antes deste período o teste pode dar falso negativo.

É necessário também que a população continue colaborando, cumprindo o isolamento social, usando máscara, higienizando as mãos e evitando deslocamento para cidades da região. A maioria dos municípios vizinhos tem enfrentado um expressivo aumento de casos.

O isolamento social é a medida mais eficaz de combate à proliferação do vírus. Muitas cidades que flexibilizaram as regras de isolamento tiveram que voltar atrás devido ao aumento expressivo do número de contaminações. Portanto, é importante o apoio de todos para evitar um novo surto de contaminação em Cândido Rodrigues.