Cândido Rodrigues sedia assembleia do Codevar.

26/08/2019

O município de Cândido Rodrigues sediou em 23/08 reunião de Assembleia Geral do Consórcio de Desenvolvimento do Vale do vale do Rio Grande – Codevar. O evento comandado pelo presidente do consórcio Fernando Galvão (prefeito de Bebedouro) acompanhado pelo anfitrião Antonio Cláudio Falchi aconteceu no Centro Cultural de Cândido Rodrigues e contou com a participação de todos os 25 municípios, através de seus prefeitos ou representantes.

Os consórcios intermunicipais são parcerias entre municípios para a realização de ações conjuntas, incrementando a qualidade dos serviços públicos prestados à população. Surgiram como forma de superar a atomização de municípios e recobrar escalas produtiva e financeira adequadas. Destacam-se os consórcios intermunicipais em ações de saneamento, instalação de infraestrutura de energia elétrica, construção de estradas e atividades relacionadas à promoção de saúde pública.

Durante a assembleia além das câmaras temáticas (Tributação – Código Regional, Meio Ambiente – PMI Aterro Sanitário e Turismo – Integração Circuito) houve explanação de assuntos de interesses dos municípios, com a presença de representantes do Detran-SP, Cetran-SP, BNDES, EPTV-Mutirão Empreendedor, Sebrae. Também participaram da reunião, Maciel da Rocha assessor da  Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, Marcelo Hercolin Diretor de Atendimento Regional da CDHU de São José do Rio Preto e, Geninho Zuliani, deputado federal.

Dois momentos extra pauta marcaram a reunião. A primeira foi a homenagem feita ao prefeito de Cândido Rodrigues por dois de seus colaboradores em nome do povo rodriguense. O segundo momento foi o anúncio do deputado Geninho Zuliani, que através de uma emenda parlamentar de sua autoria foi possível adquirir uma usina móvel de reciclagem de resíduo da construção civil, para ser usada pelos municípios do Codevar.

A assembleia terminou por volta das 14h com o plantio simbólico de uma muda de ipê no jardim do Centro Cultural de Cândido Rodrigues.

José Saul Martins Jornalismo Institucional