Agricultores de Cândido Rodrigues visitam a Agrishow.

06/05/2019

No último dia 03/05 um grupo de 35 agricultores de Cândido Rodrigues visitaram Agrishow - Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação em Ribeirão Preto.

A organização da caravana esteve a cargo da Casa da Agricultura de Cândido Rodrigues e o grupo foi acompanhado pelo engenheiro agrônomo Francisco Maruca e funcionários do órgão governamental. Todos os anos agricultores rodriguenses visitam Ribeirão Preto por ocasião da Agrishow, a maior feira agro do mundo.

Completando 25 anos de sucesso, a Agrishow, encerrada na última sexta-feira 3/5, registrou uma alta na realização de negócios entre expositores e compradores de cerca de 6,4% em relação ao ano passado, o que representa um volume de R$ 2,9 bilhões. Por segmento, a intenção de compra de máquinas é: grãos, frutas e café (+5%), pecuária (+4%), irrigação (+35%) e armazenagem (-13%). Em termos de visitação, a Agrishow 2019 recebeu um total de 159 mil pessoas, em sua maioria, compradores e produtores rurais de pequeno, médio e grande porte, provenientes de todas as regiões do País e também do exterior.
“Em seu Jubileu de Prata, a Agrishow 2019 fortaleceu, ainda mais, sua reputação de importante feira do agronegócio em nível mundial. Neste ano, esteve em destaque a conectividade e a tecnologia como aliadas para aumentar a produtividade e eficiência no campo e a incorporação de importantes segmentos da cadeia produtiva, como a área de insumos”, afirma Francisco Matturro, presidente da Agrishow. 
A 20ª Rodada Internacional de Negócios reuniu 15 compradores, procedentes da Argentina, Austrália, Chile, Colômbia, Etiópia, México, Nigéria e Peru, com 52 empresas brasileiras, em uma ação de promoção comercial que resultou em mais de US$ 32.926 milhões, entre negócios fechados e futuros para os próximos 12 meses. Esse valor representa alta de 60% em relação à mesma ação realizada na Agrishow 2018. Denominada Projeto Comprador, a Rodada Internacional de Negócios foi organizada pelo Programa Brazil Machinery Solutions, uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a ABIMAQ.

Na edição de 2019, a área da feira será ampliada, passando dos atuais 140 mil m², para aproximadamente 580 mil m², totalizando 58 hectares, com isso, tornando-se a maior feira agrícola do mundo. Esta expansão, visa a integração entre a área de Demonstrações de Campo e a exposição de máquinas e equipamentos, o que deverá criar novas possibilidades para empresas das áreas de sementes, defensivos e fertilizantes, que poderão realizar experimentos com diversas culturas.

A próxima edição da Agrishow será promovida de 27 de abril a 1 de maio de 2020.

José Saul Martins - Jornalismo Institucional