Cândido Rodrigues passa a exigir o uso de máscaras no comércio.

04/05/2020

A prefeitura de Cândido Rodrigues, por meio do Decreto nº 2.205, de 29 de abril de 2020, passou a exigir que todos os estabelecimentos comerciais da cidade permitam apenas o ingresso de pessoas utilizando máscaras de proteção. A medida está valendo desde 01/05­ e caso haja descumprimento por parte do estabelecimento comercial haverá a suspensão do alvará de funcionamento e do alvará da vigilância sanitária pelo prazo de 15 dias. Em caso de reincidência, o estabelecimento deixará de funcionar por todo o período em que durar a quarentena. O mesmo decreto recomenda que os moradores, sempre que estiverem em via pública, utilize a máscara de proteção.

A secretária de Saúde, Cicera Valêncio, reforça que toda a a população deve seguir as orientações dos órgãos oficiais do Governo, frisando que é importante que as medidas de isolamento social e de higienização sejam respeitadas.

E como forma de orientação sobre as medidas deste novo decreto, foram convocados para duas reuniões no último dia 30/04, uma no período matutino e outra no período vespertino, todos os comerciantes cujo estabelecimento esteja autorizado e em pleno funcionamento durante a quarentena. Além dos comerciantes, estiveram presentes a Secretaria de Saúde Cicera Silva de Santana Valêncio, o procurador jurídico do município Elias José Sivolani Miziara, o Secretário de Educação Wagner Vergilio Pinto de Camargo Junior, a farmacêutica municipal Georgia Simonetti e a responsável pela vigilância sanitária Sirssa Pereira da Silva.

Cícera Valêncio disse que é  importante que aquele que tiver conhecimento de desrespeito ao que determina o Decreto nº 2.205/20, poderá oferecer denúncia por meio do portal do município de Cândido Rodrigues na aba de ouvidoria, ou através do e-mail [email protected] bem como no portal do Ministério da Saúde.

Ressaltou ainda que também o município está realizando outras medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo COVID-19 (novo coronavírus) destacando a higienização das ruas do município com caminhão pipa ou equivalente, com mistura de água e água sanitária (hipoclorito), a produção de máscaras de tecido para serem fornecidas gratuitamente à população do município, a serem confeccionadas sob responsabilidade do Fundo Social de Solidariedade e a instalação de arco rodolúvio de desinfecção de veículos na entrada da cidade, pela via de acesso à Rodovia Washington Luís (SP310), principal entrada da cidade.

José Saul Martins - Jornalismo Institucional