E.M.

12/09/2016

E.M. “Rizzieri Poletti” supera meta prevista pelo IDEB e conquista um dos melhores resultados da região.

O que é o IDEB?

É o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Foi criado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). É um indicador que foi criado em 2007 pelo governo federal com o objetivo de verificar a qualidade de ensino nas escolas públicas, em todo território nacional. O índice é calculado a partir do rendimento escolar dos alunos (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e as médias de desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática nas avaliações que acontecem a cada dois anos chamadas de Prova Brasil.   São aplicadas no 5º e   9º anos do Ensino Fundamental e na 3º série do Ensino Médio em classes com mais de 20 alunos.

É um importante norteador de políticas públicas para uma educação de qualidade para todos Aponta quais as escolas que precisam de investimentos e cobra resultados. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação. O PDE estabelece, como meta, que em 2021 o IDEB do BRASIL seja 6,0 - média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou no último dia 08 de setembro o resultado do IDEB, referente ao ano de 2015. A última avaliação foi em 2013. As próximas avaliações serão em 2017, 2019 e 2021.  Há Ferramentas que permitem que a população tenha acesso à nota do IDEB de cada escola das regiões e estados     brasileiros. ( ideb.inep.gov.br/resultado/)

No segmento 5º ano nossa escola obteve a nota 6,6 quando a meta a ser atingida seria de 6,2. Com esta nota (6,6) alcançou o índice proposto para 2017 (6,5). Em 2013 alcançamos a média 7,0

No segmento 9º ano nossa escola obteve a nota 6,1, quando a meta a ser atingida seria de 5,7. Com esta nota (6,1) a escola alcançou o índice proposto para 2017 (5,9).   Destacando se aqui com a melhor nota da região. Em 2013 alcançamos a média 5,0.

 A meta do Brasil (Meta Nacional) é alcançar em 2021:

5º ano:      6,0

9º ano:      5,5

Ensino médio:  5,2

Nossa escola já ultrapassou a meta proposta para 2021, mas o trabalho pedagógico continuará, aprimorando, cuidando para que cada aluno tenha o que lhe é de direito um adequado processo de aprendizagem. 

Parabéns a todos pelo excelente resultado conquistado.

 

                                                           Secretaria Municipal de Educação

 

 

Fonte: http://portal.inep.gov.br/web/portal-ideb

Crédito: http://portal.inep.gov.br/web/portal-ideb