Prefeitura de Cândido Rodrigues reforma praça em Icoarana.

15/08/2019

A Prefeitura Municipal de Candido Rodrigues realizou entre os meses de junho, julho e agosto uma ampla reforma na praça principal do povoado de Icoarana. No local está localizada a capela de São Roque, padroeiro do povoado que é comemorado em festa patronal entre os dias 16, 17 e 18/08.

Os visitantes do local notarão todas as melhorias, desde calçamento, iluminação, instalação de bancos e brinquedos, pintura, etc. O povoado de Icoarana é tão histórico quanto a própria cidade de Cândido Rodrigues que conseguiu sua emancipação em 18/02/1959. Antes disso ambos pertenciam ao município de Taquaritinga.

Na primeira década do século passado o povoado vivia sua plena expansão e progresso agrícola, tanto que recebeu em 1909 uma estação férrea da Estrada de Ferro Araraquara. Em 1920, houve uma proposta de se ligar a estação por linha férrea até Bebedouro. Ficou fora da linha a partir de setembro de 1955, quando foi inaugurada a retificação entre Matão e São José do Rio Preto.

Ela hoje ficaria na beira da estrada asfaltada que liga Jurupema a Cândido Rodrigues. A estrada, na verdade, segue aproximadamente o antigo leito da linha.

Texto de apoio: http://www.estacoesferroviarias.com.br/i/icoarana.htm

José Saul Martins Jornalismo Institucional