Saúde de Cândido Rodrigues promove Curso de Gestantes.

26/09/2019

A Secretaria Municipal da Saúde está promovendo desde 29/07 o Curso de Gestante. Os encontros são semanais sempre as segundas-feiras, às 12h. A conclusão desta edição será no próximo dia 30/09.

Os temas trabalhados durante as reuniões foram:

1- Desenvolvimento fetal- Dra Alessandra Bufalino – Médica da Saúde da Família

2 - Importância da vacinação e teste do pezinho – Cicera Dos Santos – Enfermeira

 

3 - Uma massagem que acalma os bebês e os pais: shantala - Andressa Laís De Grande – Terapeuta Ocupacional  

4 - Cuidados com o bebê e a importância da amamentação – Dra Viviane Romano de Moraes (Pediatra)

5 - Aspectos emocionais da gravidez – Michele Davoglio – Psicóloga

6 - Dúvidas sobre o parto – Dra Breila B.B. Biella – Ginecologista

7 - Saúde bucal na gestação – Dra Daniela Freza – Cirurgião Dentista

8 - Alimentância saúdavel na gestação e no desenvolvimento do bebê- Franciane C. Del Borgo – Nutricionista

9 - A importância dos exercícios na gestação- Laís N. Padalino Bertino- Fisioterapeuta   

A importância do Curso de Gestante.

O período da gravidez é marcado por intensas modificações fisiológicas, sociais, como também psicológicas. Internamente, todo o organismo se prepara para abrigar o novo ser em desenvolvimento. Socialmente, a mulher se depara com toda uma situação que terá que conviver, com um novo papel de mãe para assumir. Toda a estrutura familiar sofrerá mudanças com a chegada do novo integrante.

Há alguns anos, as famílias eram grandes, e a gravidez e o parto faziam parte da vida das mulheres. Lidar com uma criança não era nada assustador, pois as mulheres estavam naturalmente preparadas para isso. Com o tempo, as famílias ficaram menores, a mulher começou a trabalhar e a dividir suas preocupações entre marido, filhos, profissão e lazer.

Por isso, hoje, a mulher, ao saber que está grávida, sente muita alegria e realização, mas, ao mesmo tempo, tem receio do que está por vir.

O pré-natal é a assistência que se dá à mulher a partir do momento em que ela engravida, no qual o médico procura diagnosticar e tratar doenças pré-existentes, da realização de um diagnóstico precoce de qualquer alteração, tanto da mãe quanto do feto, para que dentro das possibilidades existentes hoje elas possam ser corrigidas.

Ele é muito importante para que se tenha uma assistência também psicológica e emocional, pois este é um período em que a mulher vive uma fase mais sensível e emotiva, na qual surgem muitas dúvidas e medos. E é fundamental que possamos também orientá-las e ajudá-las a se situar de uma maneira equilibrada e tranquila, simplesmente voltada às sensações boas e novas que ela começa a apresentar. Por meio de um acompanhamento, é possível assegurar maior equilíbrio à gestante.

O curso de gestantes é complementar ao pré-natal. É uma forma de resgatar a autoconfiança dessa mulher, que, em alguns momentos, se acha incapaz de dar à luz e de criar um filho, ao transmitir a ela e ao seu marido uma informação concreta e segura, esclarecendo suas dúvidas com profissionais experientes e permitindo que compartilhem seus sentimentos com outros casais.

José Saul Martins – Jornalismo institucional